sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Crendices, figa, patuá, sal grosso...

Boa parte de nossas crendices está ligada a religiões populares do Brasil, como o candomblé, catolicismo, e umbanda e em muitos casos a mistura das três.
A superstição baseia-se na fé ou no medo. Se tal ritual não for cumprido "coisas más vão acontecer". E que ninguém ouse desafiar as forças ocultas.
O dicionário Houaiss não dá uma definição muito simpática para o termo.
"Superstição: crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas, sem nenhuma relação racional entre os fatos e as supostas causas a eles associadas; crendice, misticismo."
Pelo sim, pelo não, o povo continua com suas crendices e misticismos. Afinal, como reza a sabedoria popular: se bem não faz, mal não há de fazer.
Eis abaixo algumas crendices (com certeza você é adepto a todos eles, não é?):

  • A Fitinha Mais Popular do Brasil

Simbolo do sincretismo religioso, é usada para exaltar Jesus Cristo, Senhor do Bonfim e Oxalá, o pai de todos os orixás. É preciso amarrar no pulso ou no tornozelo com três nós. Para cada nó um pedido, que será atendido assim que a fitinha cair naturalmente. Mas tenha paciência de Buda, antes era feita de algodão, agora é de material sintético, demoraaaaa...


  • Querendo Casar?

Coloque uma imagem de Santo Antônio de cabeça pra baixo dentro de um recipiente cheio d'água e só desafogue o santinho depois que ele lhe arrumar um par. Não tá valendo do mesmo sexo.







  • Da Europa veio a crença de que gato preto dá azar. Saiba o que falam sobre o pobre bichano:

  1. Transmite asma e coqueluxe. Só curáveis ao comer a carne do gato assada. (Tem no espetinho da esquina.)
  2. Não ama seus donos, mas sim a casa em que vive. Ao se mudar, leve seu gato dentro de um saco para que não saiba aonde está indo e passe azeite no focinho do bichano, para que perca o faro e não encontre o caminho de volta.
  3. O diabo constantemente toma a forma de um gato preto. (Vixe!)
  4. Se pisar no rabo de um gato, o sujeito não se casará durante um ano.

  • Se sentir a orelha ardendo, alguém está falando mal de você. Uii!!!

Imediatamente deve-se morder a língua ou o colarinho da camisa. O resultado: você fica com a orelha ardendo e a língua dolorida ou então o fofoqueiro morderá a própria língua.





  • A figa surgiu na Roma antiga em culto à fertilidade

O polegar entre o indicador e o dedo médio simboliza o ato sexual (óóóóiaaa) Tempos depois passou a ser usada para afastar maus olhados e feitiços. Se perder uma figa, não se preocupe em procurá-la. Toda a carga negativa que recairia sobre você foi embora com ela. Então torça pra perdê-la!


  • 13 Azar ou Sorte?

É notório que o número treze dá azar, certo? Menos para mim, que nasci neste dia e para o técnico Zagallo, que vê o 13 em tudo - e sempre como um sinal de bom presságio. Após vencer a Copa América de 2004 contra a Argentina, o Velho Lobo disparou a pérola:
"Argentina vice tem 13 letras!". "Brasil sem hexa também tem!", lembrou um argentino maldoso, dois anos depois.

  • Além das bruxas
  1. Para afastar visitas indesejáveis, recomenda-se colocar uma vassoura de cabeça pra baixo atrás da porta;
  2. Não se deve deixar crianças brincarem de montar nelas, sob o risco de se tornarem infelizes;
  3. Varrer à noite afasta a tranquilidade da casa;
  4. Quando a vassoura ficar velha, deve-se queimá-la em vez de jogar fora. É para manter a felicidade do lar.
  • Sal: confiança ou traição??
Tanto na Europa quanto no Brasil, o sal é um símbolo de amizade. Agora derramar o sal é sinal de repúdio ou traição. Não à toa, Leonardo da Vinci retratou a Santa Ceia com o saleiro caído diante de Judas. Também era hábito cobrir de sal o chão da propriedade dos condenados. Foi o que aconteceu com Tiradentes antes do enforcamento.

  • Carne de Porco x Peru
A iguaria deve ser o prato principal do réveillon. Como o animal fuça pra frente, garante a prosperidade o ano todo. Já o peru deve ser evitado, ele cisca pra trás.

  • Arruda
Afasta os maus espíritos, doenças e outras enfermidades.








Agora vai se benzer no preto velho, tomar um banho de sal grosso, que seu santo quer reza. Fui! :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário